PROPOSTA IMEDIATA DO INSTITUTO:

Acreditamos que tudo é importante para a restauração da auto estima e auto imagem da mulher acometida pelo câncer de mama, profundamente prejudicada pela mutilação decorrente da doença. A mulher e sua família sempre deverão ser capazes de ACREDITAR, fundamental nesta caminhada contra o câncer. Na verdade, essa é nossa principal meta.

Contamos com a presença de um número significativo de voluntários, que ajudam a desenvolver diversas atividades, brevemente descritas a seguir:


Sala de Espera


Entrevista e Cadastramento


Recepção e Agendamento dos Atendimentos

Atendimento Psicológico:
É realizada uma triagem inicial por uma psico oncologista, e constatada a necessidade de atendimento, a assistida é então encaminhada para uma outra profissional da área, que dará continuidade ao tratamento. Esse atendimento é realizado na sede do Instituto ou no consultório da psicóloga responsável.

 

Atendimento de Sexualidade:
Realizado por um ginecologista e uma psicóloga, ambos Delegados Regionais da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, no consultório do médico, após avaliação e encaminhamento da triagem e/ou terapia.

 

Orientação Jurídica:
É realizada uma pequena palestra por profissional da área, onde todos os Direitos dos Portadores de Neoplasias Malignas são explicados, e em outro momento há a avaliação de documentos ou problemas jurídicos que possam estar acontecendo em suas vidas.

 

Orientação Fisioterápica:
São explicações e orientações fornecidas por fisioterapeutas diretamente às mulheres e seus acompanhantes, assim como neste momento são orientadas quanto aos exercícios a serem realizados para rápida reabilitação do braço operado, e há um acompanhamento fisioterapeutico desta mulher até sua total liberdade de movimentos e conscientização de sua nova condição. Nesta oportunidade são distribuídos os Kits Neo Mama (um saquinho de TNT que contém 02 sabonetes hidratantes, 01 hidratante, 01 desodorante sem álcool em sua fórmula, 01 coração de brinquedo para exercícios com a mão e 01 fita métrica). Itens dos kits são repostos às mulheres mais carentes.


Fisioterapia em Grupo

Drenagem Linfática:
As mulheres que, detectadas durante a orientação fisioterápica, ou que por qualquer intercorrência desenvolvam o linfedema, recebem no próprio Instituto esse atendimento específico, realizado também por fisioterapeutas. É importante que fique claro que todo o procedimento é manual, com horários e avaliações individuais.


Drenagem Linfática

Orientação Nutricional:
São fornecidas por uma técnica em nutrição todas as informações necessárias para um excelente suporte nutricional durante e após os tratamentos, contamos também com aulas práticas de reaproveitamento de alimentos, troca de receitas e, se necessário, cardápios específicos para necessidades individuais que se apresentem (pacientes diabéticas, hipertensas, anêmicas, etc.).


Aula de Orientação Nutricional

Manicure:
Esta profissional realiza a manicure das assistidas com todas as explicações necessárias de como continuar fazendo as unhas sem comprometer a integridade da pele, das cutículas, uso de material individual, ajudando a preservar a auto estima, mas ao mesmo tempo, alertando para todos os cuidados e limites que implicam este procedimento.


Orientação Prática de Manicure

Banco de Perucas:
Contamos com um Banco de Perucas diversificado e preparado para atender às mulheres que, em conseqüência da quimioterapia, perdem seus cabelos e não têm condições de comprar uma peruca para suprir mais esta grande perda. As perucas são emprestadas, sem nenhum ônus, e só devolvidas após o crescimento dos cabelos.


Banco de Perucas e Corte de Cabelo

Banco de Próteses Mamárias Externas:
As próteses, assim como as perucas, chegam até nós através de doações. São de materiais diversificados também, mas sempre que solicitadas são doadas a quem não possui.

 

Estética:
Contamos com esteticistas que realizam limpezas de peles, depilação de sobrancelhas e buço, massagem facial e aplicação de máscaras nutrientes, corte, tintura e hidratação dos cabelos, assim como orientação quanto à importância do uso de protetores solares, incidência do câncer de pele e envelhecimento precoce. Com certeza, é uma parte importante dentro do Instituto, pois eleva a auto estima e ajuda a resgatar a auto imagem, mesmo quando ainda em tratamento.

 

Aulas de Ioga:
Visam o relaxamento e a reintegração corpo e mente em geral desgastados. Seu aspecto e aplicação são “lights”, e auxilia na amplitude de movimentos e reconhecimento da contínua importância e valorização do corpo.


Aula de Ioga

Aulas de Português:
Oferecidas por uma mestra no assunto, também mastectomizada, para nossa surpresa houve uma grande procura e interesse pelas aulas, onde as assistidas, além de aprimorarem o português, relatam o desejo de escreverem poesias e suas histórias, exteriorizando com elevada consciência suas histórias mais íntimas.

 

Oficinas de Artes:
Contamos com aulas de Découpage de Tecidos, Macramé, Ponto Cruz, E.V.A., Pintura em Tela, etc., e servem para de modo simples, reintegrar as mulheres assistidas pelo Instituto na troca de experiências e reforço de coragem, pois uma serve de exemplo para a outra nessa luta desigual contra o câncer.


Aula de Colagem em Tecido


Aula de Crochê


Aula de E.V.A.


Aula de Macramê

Festividades:
As festas oferecidas têm como principal objetivo o entrosamento entre as assistidas, assim como visam mostrar de modo único as diversas fases vivenciadas por elas, que quando se encontram nessas ocasiões podem verificar o progresso do tratamento daquelas mais ausentes à rotina do Instituto. 

 

“Voluntárias Amigas”
Estamos, também, formando um grupo seleto de voluntárias, as que futuramente atuarão nos cuidados diretos as mulheres que estiverem em tratamento quimioterápico, exclusivamente as que não contam com a ajuda de qualquer pessoa para o auxílio dentro de seu lar, nos dias e períodos que a paciente permanecer sozinha, auxiliando no preparo de refeições, higiene pessoal e do ambiente onde está. Esta situação é uma das grandes causadoras de abandono de tratamento, tendo em vista que a mãe e/ou dona de casa não pode deixar de alimentar filhos pequenos, não tem forças para o auto cuidado e limpeza básica da casa, e em conseqüência do tratamento é acometida por vômitos e náuseas persistentes por dias, o que torna impossível tolerar odores como de comidas, produtos químicos e outros, assim como encontra-se enfraquecida e, por vezes, deprimida. Devido ao fato de uma pessoa estranha adentrar uma residência e ter acesso a diversos locais da mesma, está havendo um longo e rigoroso critério na escolha deste grupo, para evitar problemas futuros.

 

 Selecione ao lado a opção desejada.